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Caminhões elétricos Volvo terão eixo adicional para melhor distribuição de peso


Imagem de Volvo Trucks Holanda
Imagem de Volvo Trucks Holanda

O aumento da autonomia em caminhões elétricos esbarra em um problema comum entre todas as montadoras: o aumento de peso causado pelas baterias instaladas no chassi do caminhão.

A Volvo Trucks, em conferência de imprensa realizada na Holanda recentemente, destacou que começará a produzir caminhões elétricos na Europa dotados de um terceiro eixo.

Naquele continente, os caminhões, em sua grande maioria, são modelos 4×2, para o transporte de cargas com até 40 toneladas de PBTC. Com o eixo adicional no cavalo mecânico, o peso extra das baterias, que pode superar as 2 toneladas, será melhor distribuído, sem gerar excesso no eixo dianteiro.

Uma curiosidade é que o eixo adicional terá diâmetro menor do que os restantes, uma configuração ainda mais incomum.

Outra vantagem trazida por esse eixo adicional é um chassi mais longo, permitindo a instalação de mais baterias. Nesse ano, a Volvo deve apresentar variações rodoviárias dos caminhões elétricos com até 800 kWh de capacidade das baterias, permitindo autonomias superiores aos 600 km com uma única carga.

Além do novo eixo de arrasto para o caminhão, os novos caminhões Volvo elétricos vão passar a contar com um novo sistema de eixo de tração elétrico, com maior eficiência e melhor gerenciamento eletrônico, o que também maximizará a autonomia.

A Volvo tem apresentado essas tecnologias em uma corrida para encerrar a produção de modelos a diesel até 2040, desenvolvendo apenas caminhões que usem combustíveis alternativos, como eletricidade, hidrogênio ou biogás.

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