top of page
Buscar

Caminhões semi-leves poderão ter mais impostos e ficar mais caros



Será realizada na tarde de hoje, 03 de dezembro, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, uma audiência pública referente à possibilidade de mudanças na tributação de  caminhões semi-leves, que tem Peso Bruto Total entre 3,5 e 6 toneladas.

Essa audiência pública foi convocada pelo Deputado Federal Zé Trovão (PL-SC), que se mostra contrário à nova tributação.

Zé Trovão explica que a classificação desses caminhões sempre foi baseada em critérios técnicos vinculados ao PBT. No entanto, a tentativa de alterar esse entendimento, adotando a carroçaria como critério principal, tem gerado insegurança na cadeia produtiva do setor.

De acordo com o parlamentar, a mudança proposta pode afetar tanto a tributação do  veículo quanto os custos de seus insumos, como pneus e peças de reposição. Segundo ele, isso pode representar uma ameaça à sustentabilidade dos fabricantes e transportadores autônomos, além de encarecer serviços públicos que utilizam esses veículos, como ambulâncias, unidades móveis de policiamento, transporte de pessoas com deficiência, entre outros.

O deputado também destaca que os caminhões semi-leves são indispensáveis para o transporte de cargas no Brasil, e que a eventual sobretaxação desses veículos poderá gerar aumentos significativos nos custos logísticos, impactando diretamente os preços de fretes, insumos e serviços públicos. Isso, segundo ele, poderá contribuir para a elevação da inflação e comprometer a eficiência da cadeia produtiva nacional.

“Toda e qualquer sobretaxação aplicada aos caminhões-leves poderá resultar em aumento de custo de serviços públicos, insumos, fretes, logística e, consequentemente, aumento da inflação nacional”.

Comments


bottom of page