Por Portal NTC
A BR-381, uma das rodovias mais importantes do estado, tem sido alvo de críticas pela sua elevada taxa de acidentes
O período chuvoso, que trouxe intensas e repentinas precipitações para diversas regiões do país, tem evidenciado os problemas de infraestrutura nas rodovias brasileiras, principalmente em Minas Gerais. Com o asfalto mais escorregadio e a visibilidade comprometida, as chuvas se tornam um fator de risco extra para motoristas e transportadoras.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas e Logística de Minas Gerais (Setcemg), as condições precárias das estradas aumentam as chances de acidentes, colocando em risco tanto a segurança dos motoristas quanto a eficiência do transporte de cargas.
A BR-381, uma das rodovias mais importantes do estado, tem sido alvo de críticas pela sua elevada taxa de acidentes. Em dezembro do ano passado, o trecho próximo a Teófilo Otoni foi palco de um dos acidentes mais graves da história da estrada, que resultou na morte de 38 pessoas. De novembro de 2023 a outubro de 2024, as rodovias federais em Minas Gerais registraram 9.225 acidentes, com 749 mortes, segundo levantamento da Confederação Nacional do Transporte (CNT). O número alarmante reflete um cenário em que a falta de infraestrutura e os desafios da temporada de chuvas se somam, agravando a situação.
O vice-presidente do Setcemg, Adalcir Lopes, aponta que a precariedade das rodovias afeta diretamente o setor de transporte, aumentando os custos operacionais e os prejuízos das empresas. “Precisamos de ações imediatas. A transição de rodovias do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para as concessionárias precisa ser acelerada. Apesar dos leilões já realizados, muitas das concessionárias ainda não assumiram a gestão desses trechos, o que sobrecarrega o DNIT e atrasa a realização de reparos urgentes”, afirma Lopes.
BR-040 e BR-381
Lopes menciona, entre os trechos críticos, a BR-040, que liga Belo Horizonte a Brasília, e a BR-381, entre a capital mineira e Governador Valadares. Embora os leilões já tenham ocorrido, a morosidade nas transferências de responsabilidade impede uma gestão mais ágil e eficiente, especialmente diante da necessidade de reparos rápidos. Ele destaca o exemplo da BR-040, onde reparos estão sendo realizados pela concessionária, mesmo sem a licença ambiental para grandes obras. “Isso demonstra como a gestão privada pode atuar de forma mais eficiente para resolver problemas emergenciais”, ressalta.
No entanto, o Setcemg também reconhece os avanços no setor. Lopes participou recentemente da entrega do Troféu Destaque em Infraestrutura ao secretário de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias de Minas Gerais, Pedro Bruno Barros. Durante o evento, foram anunciadas importantes iniciativas, como o início das obras do Rodoanel Metropolitano de Belo Horizonte, com previsão para o início efetivo das obras no meio deste ano, e o planejamento para a integração do Rodoanel com a BR-381, em um esforço para melhorar a mobilidade na região.
Vale do Aço
Outro projeto de relevância discutido foi o contorno RODOVIáRIO de Timóteo, no Vale do Aço, que já possui estudos concluídos e promete melhorar a mobilidade local. Além disso, o governo de Minas Gerais anunciou um investimento de R$ 3 bilhões em rodovias estaduais para 2025, com obras previstas na ligação entre Ouro Preto, Mariana e Alphaville, fruto de um acordo firmado em outubro de 2024.
Apesar desses avanços, Lopes reforça a importância das Parcerias Público-Privadas (PPP) como uma solução fundamental para melhorar a infraestrutura rodoviária. A criação da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais (Artemig) também é vista como um passo importante para garantir mais segurança jurídica e facilitar o desenvolvimento de projetos para a melhoria das rodovias estaduais.
Tecnologia a serviço da segurança
Enquanto as melhorias estruturais ainda estão em andamento, o Setcemg também orienta os motoristas a redobrarem a atenção durante o período chuvoso e a utilizarem a tecnologia para garantir mais segurança nas estradas.
A principal ferramenta indicada é o aplicativo “Ir e Vir Seguro”, que fornece informações em tempo real sobre as condições das rodovias e rotas alternativas. O aplicativo reúne dados sobre pontos de alagamentos, quedas de barreiras, deslizamentos de terra e bloqueios, oferecendo um mapa interativo de fácil acesso para motoristas e transportadores.
O “Ir e Vir Seguro” está disponível para dispositivos Android e, em breve, também estará disponível para iOS, por meio do aplicativo “Interdições Rodovias”. A iniciativa visa diminuir os riscos durante as viagens e otimizar os trajetos, ajudando a mitigar os impactos negativos causados pelas condições adversas das estradas.
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