No Paraná, a partir de agora, motoristas que precisarem atualizar a foto da CNH poderão fazer isso diretamente pelo celular.
Por Portal do Trânsito, Mobilidade & Sustentabilidade
Por Agência de Notícias Publicado 04/02/2025 às 08h15
O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) deu mais um passo rumo à modernização e desburocratização dos seus serviços. A partir de agora, motoristas que precisarem atualizar a foto da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderão fazer isso diretamente pelo celular, usando o aplicativo Detran Inteligente, disponível para Android e iOS.
A novidade, chamada de autobiometria facial, foi lançada na última sexta-feira (24), em Pontal do Paraná, durante uma ação da unidade móvel do Detran no Litoral. Neste primeiro momento, a funcionalidade estará disponível apenas para os motoristas que o sistema identificar como necessitando da atualização — casos em que a foto está muito antiga ou desatualizada.
Como fazer?
O processo é simples: o condutor acessa o app, tira uma selfie no campo indicado e envia a imagem para análise. O sistema verifica se a foto segue os padrões exigidos, garantindo a segurança e autenticidade do documento. Além da autobiometria, o aplicativo já oferece diversos serviços que eliminam a necessidade de ir presencialmente a uma unidade do Detran.
De acordo com o diretor-presidente do Detran-PR, Adriano Furtado, a medida ajuda a atualizar o banco de dados do órgão. Segundo o diretor, ele ficou defasado durante a pandemia.
“Na época, as restrições da Covid-19 nos obrigaram a reaproveitar fotos antigas nas renovações, o que desatualizou nosso sistema. Com a autobiometria, conseguimos corrigir isso sem tirar do cidadão a comodidade do atendimento digital”, destacou.
A atualização da foto é obrigatória em serviços como alteração de dados pessoais (como mudança de nome), adição ou alteração de categoria da CNH. Ou ainda em renovações quando a última foto tem mais de 10 anos ou não atende mais aos critérios técnicos.
Comments