A instituição participou do primeiro evento realizado no Brasil pelo Centro Global de Inovação em Mudanças Climáticas, entidade da ONU que trabalha junto ao seu corpo científico.
Por Portal do Trânsito e Mobilidade
Por Agência de Notícias Publicado 20/09/2024 às 18h00
O encontro, realizado em Brasília (DF), reuniu representantes das Nações Unidas, dos governos da Alemanha e do Brasil. Foto: Zack Stencil
A CNT (Confederação Nacional do Transporte) participou, nessa segunda-feira (16), do 9º Systemic Innovation Workshop, evento organizado pelo Climate Change Global Innovation Hub, da UNFCCC (Centro Global de Inovação em Mudanças Climáticas), ligado à ONU. O encontro, realizado em Brasília (DF), reuniu representantes das Nações Unidas, dos governos da Alemanha e do Brasil, além de gestores municipais e especialistas em sustentabilidade.
As boas-vindas foram feitas remotamente por Massamba Thioye, executivo de projetos da UNFCCC. A abertura oficial contou com a participação de Manuela Schwesig, presidente do Conselho Federal da Alemanha e governadora de Meclemburgo-Pomerânia Ocidental, e Adalberto Maluf, secretário nacional de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.
Quem conduziu a programação do evento foi Nitin Arora, gestor do Programa de Integração da Subdivisão de Implementação do Quadro Regulamentar da UNFCCC. Na ocasião, a CNT, junto a empresas como Itaú BBA, Cummins, Caixa Econômica Federal, Orizon e Cooperativa de Resíduos Orgânicos do Paraná, apresentou à ONU um projeto inovador de mobilidade sustentável relacionado ao incentivo do uso de diesel verde, tema sobre o qual a Confederação publicou recentemente o seu informe técnico. “Uma opção de baixo carbono para caminhões e ônibus rodoviários”, da Série CNT Energia no Transporte.
A Confederação foi um dos principais apoiadores do evento.
Durante a sessão plenária, Bruno Batista, diretor executivo da CNT, destacou o papel da entidade na promoção de iniciativas inovadoras para enfrentar as mudanças climáticas.
“A CNT tem liderado discussões sobre a transição energética, promovendo conhecimento junto aos transportadores. O setor de transporte é essencial para o desenvolvimento econômico sustentável, e os empresários têm buscado cada vez mais informações sobre como adotar essas práticas”, afirmou.
Ele esteve acompanhado das gerentes executivas da CNT Erica Marcos (Ambiental), Fernanda Schwantes (Economia) e da analista de Desenvolvimento do Transporte Camilla Souza. Erica coordenou um dos grupos de discussão, focado em mobilidade inovadora sustentável.
A organização do evento ficou a cargo da YvY Capital, que reúne instituições do setor privado com forte atuação na transição para uma economia verde. Segundo Marcelo Freire, ponto focal da YvY Capital para o encontro, a proposta é construir um projeto de inovação que crie novas rotas tecnológicas de descarbonização. Assim, alinhado ao âmbito internacional da UNFCCC. Ele destacou ainda que esse é o primeiro evento da UNFCCC no Brasil. A CNT tem tido um papel de protagonismo nas discussões iniciais no país.
Investir no Brasil
Na noite dessa segunda-feira (16), o diretor Bruno Batista e a gerente Erica Marcos estiveram na Embaixada da República Federal da Alemanha. Os dois representaram a CNT em recepção à delegação alemã que esteve em Brasília para o evento da UNFCCC.
O diretor da CNT apresentou os trabalhos desenvolvidos pela Confederação à Manuela Schwesig. Representado por mais de 165 mil empresas responsáveis por gerar 2,6 milhões de empregos, o setor desenvolve trabalhos técnicos que auxiliam no embasamento de políticas públicas voltadas ao transporte. Os estudos técnicos da CNT alcançam as mais diversas temáticas transversais ao transporte, como meio ambiente, economia, infraestrutura e pesquisa estatística.
A delegação germânica esteve no Brasil com 75 membros. O objetivo foi falar sobre investimentos de empresas alemãs no país voltados principalmente a projetos de transição energética sob as óticas da economia, meio ambiente e ciência. A recepção na embaixada ficou sob a coordenação da embaixadora Bettina Cadenbach.
As informações são da Agência CNT Transporte Atual
Comentários