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Entidade alerta para urgência em atrair jovens para a profissão de caminhoneiro no Brasil


Imagem de DepositPhotos
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O setor de transportes rodoviários precisa trabalhar de forma urgente para aumentar a atração de jovens para a profissão de caminhoneiro. Essa é a avaliação do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga e Logística no Rio Grande do Sul (Setcergs), que destaca pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) em 2019, que mostrou que a faixa etária predominante dos motoristas é de 40 a 49 anos (29,6%). O perfil de motoristas com até 29 anos representa apenas 8,9% do total.

Para o Setcergs, o número de caminhoneiros mais velhos é preocupante, porque esses profissionais irão se aposentar em breve, dificultando a renovação da força de trabalho no setor.

Gustavo Krás, coordenador do núcleo COMJOVEM Porto Alegre, atribui essa escassez de novos motoristas a vários fatores, como as mudanças nas profissões ao longo do tempo e o desinteresse da juventude pela atividade.

“A juventude atual tem um pensamento diferente. Para ser motorista, é necessário ser desprendido, pois a profissão exige viagens longas, distantes da família e dos amigos. A fase jovem está muito voltada para os entretenimentos, e isso faz com que a profissão perca apelo”, analisa Krás.

O presidente do SETCERGS, Delmar Albarello, salienta outro aspecto crítico: as mudanças na legislação que afetam diretamente a profissão, como a lei que estabelece o descanso obrigatório no sétimo dia de trabalho.

“Essa mudança imposta pela Lei do Motorista dificulta a possibilidade de descanso do profissional, que, muitas vezes, não pode mais aproveitar o tempo com a família. Isso pode resultar em desmotivação e dificuldades para atrair novos motoristas no futuro”, destaca.

Para Gustavo Krás, a profissão ainda continua sendo uma boa oportunidade profissional. Mesmo com as dificuldades, que são impostas pela legislação, o serviço de motorista garante bons salários, especialmente para profissionais que não tem curso superior ou formação básica.

Para motoristas sem qualificações específicas, os ganhos podem ser muito bons, o que pode ser atrativo para muitos jovens que buscam uma carreira sólida e bem remunerada. Ele acredita que, para o setor se fortalecer e conseguir atrair mais jovens, é fundamental começar a mudança desde a base.

“Precisamos implementar projetos nas escolas para mostrar aos jovens as vantagens da profissão, os benefícios financeiros e a qualidade de vida que ela proporciona. A sociedade precisa entender que ser caminhoneiro pode ser uma escolha de carreira muito interessante”, afirma.

Outro ponto importante destacado é o avanço tecnológico no setor. Hoje em dia, muitos caminhões são equipados com tecnologia de ponta, tornando a profissão mais atraente. Os motoristas têm à disposição ferramentas modernas e confortáveis, o que transforma o trabalho em uma experiência mais agradável e menos árdua.

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