top of page
Buscar

EUA altera regras para uso de câmeras no lugar dos retrovisores tradicionais em caminhões


Imagem de Convoy Technologies / Facebook


O uso de câmeras e telas de vídeo substituindo os retrovisores dos  caminhões ainda encontra alguma resistência nos Estados Unidos, especialmente pelo medo de falha, o que pode comprometer seriamente a segurança da condução. Porém, nessa semana, a Federal Motor Carrier Safety Administration (FMCSA) alterou a regra, permitindo que uma empresa de tecnologia possa vender o sistema no país.

A empresa autorizada, por cinco anos, é a Convoy Technologies Inc., que desenvolveu a Convoy’s Electronic Rear View System (ERVS). Anteriormente, apesar do uso das câmeras, os  caminhões ainda precisavam ter pequenos retrovisores convencionais, com espelhos, para segurança.

Essa liberação da FMCSA retira essa exigência, já que o sistema da Convoy é redundante, ou seja, tem um sistema de funcionamento que praticamente inibe falhas.

De acordo com a Convoy, o sistema conta com seis câmeras, instaladas em hastes nas laterais da cabine. Há ainda, como opcional, a possibilidade de instalação de câmeras na traseira do implemento. Essas imagens são mostradas em telas verticais, colocadas nas colunas A da cabine, próximas ao para-brisa.

Apesar das preocupações, os testes mostraram que o sistema funciona bem, mesmo com problema em uma das câmeras. Se uma falhar, a segunda entra em um modo panorâmico, garantindo uma visão em tela cheia. Além disso, se um dos lados falhar, o outro continuará operando, por se tratarem de conjuntos separados.

A NHTSA estuda a adoção desse tipo de sistema desde 2019, e já recebeu mais de 600 comentários de partes interessadas, sendo a grande maioria favorável à tecnologia, por melhorar o consumo de combustível, já que a aerodinâmica é aprimorada, e também a segurança para o caminhoneiro, com menos pontos cegos.

Uma regulamentação e liberação completa do sistema ainda não foi aprovada, contemplando inicialmente, apenas a empresa citada no texto.

Comments


bottom of page