Imagem de Wierda Vehicle Techniek
A empresa holandesa Wierda Vehicle Techniek (WVT) é especializada em projetos especiais de caminhões, com adição de eixos, modificações de cabine e vários outros tipos de modificações. Mas um MAN TGX 41.640 8×4 chamou a atenção, por se tratar de um caminhão que pode ser operado por meio de um controle remoto.
De fábrica, o caminhão saiu como um cavalo-mecânico 6×4, recebendo mais um eixo direcional. Sistemas periféricos do chassi, como tanques de combustível, cilindros de ar, e baterias, foram colocados atrás da cabine, em um rack oculto por dois grandes defletores.
Depois que as modificações na estrutura ficaram prontas, a WVT instalou um sistema chamado de RC-Drive no veículo, que permite, além da direção convencional, de dentro da cabine, que o caminhoneiro utilize um controle remoto para operar o caminhão.
Isso é praticamente útil para o uso do guindaste no implemento. Mesmo estando dentro da cabine do equipamento, o caminhoneiro pode dirigir o caminhão, para movimentações curtas ou manobras em locais de trabalho. Além disso, ele pode caminhar ao lado do caminhão, para ver de perto as manobras que realiza.
O sistema RC-Drive conta com alguns sensores e uma câmera de 360 graus, que exibe as imagens dentro da cabine do guindaste, para que a operação remota seja feita da forma mais segura possível.
O caminhão está disponível para locação, no grupo VW Rental, também da Holanda, e será usado para o transporte de equipamentos e peças.
Comments