22/04/2024 Rafael Brusque - Blog do Caminhoneiro
Carretas que tem mais de uma articulação (engate), como rodotrens e bitrens, podem sofrer com falta de estabilidade, especialmente em mudanças repentinas de trajetória, o que pode fazer a última carreta da composição tombar com facilidade. Esse tipo de acidente é visto com certa frequência na Austrália, onde o uso de carretas muitos longas é comum.
Para reduzir o número de ocorrências por lá, a National Heavy Vehicle Regulator (NHVR), um órgão governamental que cuida da segurança de trânsito para veículos pesados, avaliou com sucesso uma nova tecnologia, que evita o tombamento de composições tipo rodotrem, com dois implementos de três eixos conectados por uma dolly de dois eixos.
Chamada de Rollover Stability Control (RSC), a tecnologia age utilizando frenagens controladas nas rodas do implemento, fazendo com que a última carreta mantenha uma trajetória bem mais alinhada, com menor perda de estabilidade.
“O teste bem-sucedido marca uma conquista histórica na engenharia e segurança de veículos pesados, demonstrando os benefícios revolucionários que a tecnologia RSC pode fornecer aos veículos pesados”, destacou a NHVR em nota.
Foram realizados testes durante quatro dias, em uma pista fechada ao público, com uma carreta rodotrem equipada com a tecnologia. A composição foi levada ao limite, com dezenas de manobras sendo realizadas com a tecnologia ligada e desligada, como você pôde ver no vídeo abaixo.
Mesmo nas manobras mais severas, o implemento mantém uma trajetória bem mais segura, mostrando que o RSC realmente poderá evitar muitos acidentes todos os anos.
Apenas para destacar: As pernas laterais com pneus instaladas nos implementos não fazem parte da tecnologia. Elas foram colocadas ali como segurança extra, caso algo saísse do controle nos testes.
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