Imagem de Volkswagen Caminhões e Ônibus / Divulgação
O primeiro caminhão híbrido desenvolvido pela Volkswagen, combinando um motor a diesel convencional e um motor elétrico, traz a mesma tecnologia que é usada em carretas Randon, com o eixo auxiliar elétrico e-Sys.
Com o motor a diesel, o caminhão tem tração 6×2, e o terceiro eixo foi substituído pelo modelo elétrico da Suspensys, garantindo mais 200 cavalos de potência. Com isso, o caminhão se torna um modelo 6×4 quando é necessário.
Essa força extra se traduz em mais torque para aclives ou força para a partida quando o veículo-conceito traciona um reboque carregado.
Estudos preliminares indicam que essa configuração pode reduzir o tempo de viagem graças à potência adicional. Em subidas de serra, por exemplo, o modelo ganha até velocidade graças a seu adicional de força trativa nas rodas.
Por outro lado, também conta com sistema para elevar o eixo auxiliar quando não estiver tracionando, acarretando menor desgaste dos pneus. O custo operacional ainda se beneficia da menor exigência do conjunto diesel e do sistema de freios.
Além disso, o sistema de regeneração recupera energia nas desacelerações e nos locais com variações de altimetria ao longo de um trajeto, aumentando a eficiência e a quantidade armazenada na bateria. A ampliação de sua autonomia varia em função da operação e da rota.
“Considerando o sistema de tração inteligente, gerenciamento de bateria e sensoriamento de acoplamento da composição amplamente testado, a utilização do caminhão conceito VW Meteor Hybrid juntamente com o semirreboque Hybrid R, da Randon, proporciona benefícios ainda maiores para os transportadores de cargas para um futuro sustentável”, salienta o vice-presidente Executivo para América do Sul e COO da vertical Autopeças da Randoncorp, Ricardo Escoboza.
O conceito caminhão VW Meteor Hybrid com sistema de eixo auxiliar de tração desenvolvido pela Suspensys agrega soluções para a eletrificação ao mesmo tempo em que flexibiliza a necessidade de infraestrutura, já que o modelo pode rodar somente com o motor a diesel se não houver possibilidade de carregamento em viagens de longa distância ou mesmo receber uma recarga em sistema convencional.
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