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Randon apresenta caminhão autônomo sem cabine na Fenatran


Imagem de Randoncorp / Divulgação


A Randoncorp está apresentando muitas novidades nas várias empresas do grupo dentro da Fenatran, e uma delas chama muito a atenção dentro do estande da Randon Implementos. Trata-se de um  caminhão sem cabine, com design muito futurista, e batizado de AT4T (pronúncia: Ei-tí-for-tí) ou Autonomous Technology For Transportation.

O caminhão é um produto conceito da empresa, que está sendo apresentado ao público pela primeira vez. O desenvolvimento levou mais de cinco anos, e foi feito totalmente pela Randon em seus centros de desenvolvimento, com tecnologia 100% brasileira.

O caminhão é uma das plataformas em que a tecnologia pode ser empregada. De acordo com a Randoncorp, o sistema pode ser integrado a praticamente qualquer tipo de veículo, incluindo operações fora de estrada, como uso em tratores, colheitadeiras, segmento de mineração e outros.

A tecnologia desenvolvida para esse veículo é baseada em quatro pilares fundamentais: Hardwares de Alto Desempenho, Sistema de Percepção, Sistema de Tomada de Decisão e Sistema de Controle. Integrados a um algoritmo patenteado, esses sistemas permitem a operação autônoma e precisa de veículos em ambientes controlados.

Sensores inteligentes estrategicamente posicionados no veículo e tecnologias avançadas de navegação asseguram monitoramento constante do entorno, ajuste automático de velocidade e execução de movimentos precisos. A experiência adquirida ao longo dos 75 anos da Randoncorp em veículos comerciais resultou em funcionalidades otimizadas que tornam o algoritmo apto a realizar manobras altamente complexas, incluindo a manobra reversa de veículos articulados e estacionamento em qualquer tipo de ambiente, sem a necessidade de intervenção humana.

O sistema funciona tão bem, que pode realizar manobras em marcha-à-ré, mesmo engatado em um implemento longo, e estacionar entre outros veículos, com segurança. O caminhão também faz o acoplamento das mangueiras de ar, hidráulicas e cabos elétricos de forma automatizada, e levanta os pés das carretas por meio de acionamento elétrico.

O modelo exibido na Fenatran conta com sistema de tração 100% elétrico e foi projetada para atuar em locais de acesso restrito, como terminais portuários, aeroportos, pátios logísticos e armazéns de carga. Além disso, sua aplicação se estende a setores como mineração e agricultura, proporcionando eficiência operacional e precisão em manobras autônomas, elementos essenciais para atender às demandas de ambientes complexos e desafiadores.

“Historicamente, atuamos no desenvolvimento de tecnologias criativas, competitivas para a cadeia de valor e que reduzam as emissões de gases poluentes. O projeto é mais um movimento para consolidar o avanço da Randoncorp como desenvolvedora global de tecnologias disruptivas para a mobilidade. A oferta da tecnologia não deve competir com outras soluções já presentes no transporte comercial de cargas e produtos”, adianta o CEO da companhia, Sérgio L. Carvalho.

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