top of page
Buscar

Scania começa a produzir caminhões novos com peças usadas na Suécia


Imagem de Scania / Divulgação


A linha de montagem de caminhões Scania na Suécia está contando com uma novidade interessante. A montadora é a primeira fabricante de veículos a começar a usar peças remanufaturadas na produção de veículos novos. A medida deve reduzir as emissões de CO2 em 45% e usar 50% menos materiais para produção dos itens.

De acordo com a Scania, essa novidade só foi possível graças a uma projeto de pesquisa chamado de iReGear, que foi desenvolvido com a KTH Royal Institute of Technology e o Scandinavian Transmission Service AB, recebendo financiamento da Vinnova, a agência de inovação sueca.

A peça usada é a caixa de câmbio completa dos caminhões, que passou por um processo completo de remanufatura, sendo submetida exatamente às mesmas etapas rigorosas e testes de qualidade e função em linha que as caixas de engrenagens que são feitas de peças inteiramente novas.

Ela foi avaliada no mesmo banco de testes usado para as novas, com monitoramento de cerca de 100 parâmetros de qualidade e função.

A caixa de câmbio atendeu devidamente a todos esses requisitos e, portanto, pôde ser confirmada como “tão boa quanto nova”, o que garante que ela atende aos padrões de qualidade e desempenho para ser instalada em veículos Scania.

Para o processo, a caixa de câmbio é completamente desmontada e avaliada. O índice de substituição de peças varia muito. Algumas precisam de apenas 10% de substituição, outras chegam a receber até 90% de peças novas.

© 2024 FENATAC.

  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone LinkedIn
bottom of page