Imagem de Scania / Divulgação
Os caminhões autônomos, que não precisam de um motorista dentro da cabine para realizarem o transporte de cargas, estão ganhando cada vez mais terreno. Inicialmente, esses caminhões são usados em operações fechadas, dentro de áreas de mineração ou portos, por exemplo, mas algumas unidades já rodam em estradas.
Hoje, a Scania anunciou uma parceria com a empresa Fortescue, da Austrália, para desenvolver um caminhão autônomo para uso com um rodotrem no transporte de minérios.
O caminhão usado para o aprimoramento da tecnologia será um Scania R 770 6×4, que será usado com um rodotrem de três carretas, que poderá transportar cargas com até 240 toneladas.
“Ao utilizar o amplo conhecimento da Scania no fornecimento de caminhões para a indústria de mineração e nossa expertise em direção autônoma, a solução Road Train reduzirá a pegada geral de emissões da mineração”, diz Manfred Streit, Diretor Geral da Scania Austrália.
A solução autônoma será desenvolvida, testada e validada em parceria nas operações de minério de ferro da Fortescue em Christmas Creek, Queensland.
“Esta é uma grande oportunidade para a Scania aprender mais sobre direção autônoma em condições exigentes com um parceiro inovador”, diz Peter Hafmar, Chefe de Soluções Autônomas da Scania.
A Scania não destacou a data do início dos testes em campo com os caminhões.
Comments