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Senatran amplia autorização para teste de caminhões elétricos Volvo usando pneus especiais

Imagem de Volvo Trucks


O Ministério dos Transportes, por meio da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), publicou hoje no Diário Oficial da União a Portaria Nº625, de 02 de Julho de 2024, que amplia do número de caminhões elétricos Volvo que poderão circular em caráter experimental pelas rodovias do país. Inicialmente, a Portaria Nº433, de 2 de Maio de 2024 permitia a circulação de onze caminhões, sendo seis unidades do Volvo FM Eletric 4x2T, e mais cinco unidades do Volvo FM Eletric 6x2T, que irão rebocar implementos de dois e três eixos, respectivamente.

A nova portaria permite o uso de mais um Volvo FM Eletric 4x2T, totalizando sete unidades, além de mais cinco unidades do Volvo FM Eletric 6x2T, totalizando dez caminhões dessa configuração.

Essas portarias permitem a rodagem dos caminhões dentro da Fase 1 do Projeto de Pesquisa sobre Caminhões Elétricos para Transporte Rodoviário de Carga (Projeto BEV) coordenado pelo Instituto Nacional de Projetos para Trânsito e Segurança (INPROTRAN), com apoio da Volvo, e que é supervisionado pela Secretaria Nacional de Trânsito.

O principal foco do estudo está na questão do peso sobre o eixo dianteiro. Inclusive, o Artigo 3º da Portaria Nº433, no § 1º, destaca exatamente essa informação. Os veículos, dotados de suspensão pneumática integral, usarão pneus 315/80R22.5, mais largos, em todos os rodados.

O texto também deixa claro que os caminhões receberão documentação que terá observação de se tratarem de veículos em teste (caráter experimental), não podendo ser comercializados.

A rodagem dos veículos também é limitada, em trechos autorizados pela Senatran, que agora tem dezesseis trechos rodoviários do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais, e os caminhões serão conduzidos por motoristas técnicos, devidamente treinados, ou pelo pessoal de engenharia da Volvo.

Os testes vão ocorrer em um período de nove meses, e a Volvo é obrigada a relatar eventuais danos causados pelos veículos, sendo também responsável por eles. Além disso, a liberação poderá ser revogada se a Senatran identificar problemas nos testes, o que também impedirá que os veículos continuem rodando no país, o que também acontecerá se o projeto BEV não for aprovado, ou se houver inviabilidade técnica para circulação.

As Portarias completas, com todos os detalhes exigidos para os testes com os caminhões elétricos Volvo FM Electric podem ser conferidas nos links



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